SOBRE A EGD
A Estratégia de Governo Digital (EGD) foi instituída pelo Decreto nº 67.799, de julho de 2023, no âmbito da Administração Pública Direta e Autárquica do Estado de São Paulo. A coordenação da implementação da EGD é de responsabilidade da Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio da Subsecretaria de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação.
Para viabilizar a EGD e garantir amplo acesso aos serviços públicos, a estratégia busca disponibilizar serviços de forma planejada, eficiente, integrada e segura, fundamentando-se nos seguintes princípios:
I. Disponibilidade e acesso;
II. Universalidade digital;
III. Automação;
IV. Desburocratização;
V. Interoperabilidade;
VI. Privacidade e segurança da informação;
VII. Integridade.
A EGD se concretiza mediante a implementação de ações e diretrizes relacionadas à tecnologia da informação, incluindo a aquisição e desenvolvimento de soluções inovadoras. Os principais objetivos da estratégia são:
-
Promover a inclusão digital;
-
Fomentar a ampliação da conectividade;
-
Garantir acesso efetivo a informações de interesse público;
-
Centralizar, em um portal único, o acesso a serviços e bases de dados;
-
Disponibilizar uma plataforma de autenticação e assinatura digital únicas e de abrangência nacional;
-
Digitalizar o acesso e a prestação de serviços públicos;
-
Modernizar e padronizar o ecossistema de compras públicas;
-
Automatizar processos de trabalho, com foco na eficiência;
-
Contribuir, por meio de ferramentas digitais, para a modernização dos sistemas de segurança, saúde e educação pública;
-
Implementar uma solução informatizada para a gestão integrada das notificações eletrônicas de trânsito;
-
Adotar formato digital para arquivos físicos;